quinta-feira, 26 de maio de 2011

Interface de Programa Aplicativo

Dissemos que aplicativos cliente e servidor usam protocolos de transporte para se comunicar. Quando um aplicativo interage com o software de protocolo, ele deve especificar detalhes, por exemplo, se ele é um servidor ou um cliente (isto é, se esperará passivamente ou iniciará ativa­mente a comunicação). Além disso, aplicativos que se comunicam devem especificar detalhes adi­cionais (por exemplo, o remetente deve especificar os dados a serem enviados, o receptor deve especificar onde os dados recebidos devem ser colocados).
A interface que um aplicativo usa quando interage com o software de protocolo de transporte é conhecida como Interface de programa aplicativo, (Application program Inteiface, API). Como uma API define um conjunto de operações que um aplicativo pode executar quando ele interage com o software de protocolo, ela determina a funcionalidade á que está disponível. Além disso, detalhes, como os argumentos necessários determinam a dificuldade de criar um programa para usar a funcionalidade.
A maioria dos sistemas de programação define uma APl listando um conjunto de procedimentos disponíveis para os aplicativos, os argumentos que cada procedimento espera e os tipos de dados. Normalmente, uma API contém um procedimento separado para cada função lógica. Por exemplo, ela poderia conter um procedimento usado para estabelecer uma comunicação e outro procedimen­to usado para enviar dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Deixe a sua opnião.